Regulamento

I. Considerações preliminares

O Desafio Conectado é uma competição desenvolvida e gerenciada pela Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, promovendo uma série de desafios que devem ser cumpridos pelos participantes para angariar pontos. Os pontos poderão ser utilizados em data a ser divulgada para a obtenção de prêmios, sendo necessário ter pontos suficientes para resgatar os prêmios oferecidos.

Esse documento tem o objetivo de esclarecer as regras gerais do Desafio Conectado, de modo que os participantes possam ter ciência de seus direitos e deveres e, assim, maximizar as suas chances na competição. Nesse documento também temos as proibições e os aspectos que merecem atenção por parte do participante. Por isso, recomendamos a sua leitura integral, especialmente da seção regulamento, antes que o usuário aceite esse termo. De qualquer modo a participação na iniciativa pode ser cancelada a qualquer momento e o ingresso do participante no jogo não gera nenhum custo ou outra obrigação de sua parte.

II. Regulamento do Desafio Conectado

a. Sobre a inscrição e o ingresso na competição

  1. Para participar da competição é preciso ser usuário regularmente inscrito no projeto Plataforma Urbana Digital, com CPF próprio cadastrado ou um responsável com CPF cadastrado associado. O cadastro deverá estar atualizado, com os dados corretos. Dados incorretos podem acarretar na exclusão da competição (ver seção “Proibições e Penalidades”).
  2. A participação na competição é opcional e pode ser efetivada através do aplicativo da Plataforma Urbana Digital ou no painel do usuário, acessível no site do projeto no endereço https://plataformadigital.niteroi.br.
  3. A participação na competição é individual. No processo de inscrição o usuário define um login ou nome de usuário, que será a sua credencial de acesso. Cada login deve corresponder a um usuário e cada usuário só pode fazer uso de um login. Duplicidades serão punidas (ver seção “Proibições e Penalidades”).
  4. Todo usuário da Plataforma pode participar independente da idade.
  5. Ao se inscrever na competição, o usuário (ou seu representante legal) autoriza o uso de sua imagem, vídeo e voz por tempo indeterminado para fins de divulgação do evento e das atividades desenvolvidas pelo IDACO ou pela Prefeitura de Niterói.

b) Sobre a dinâmica da competição

A competição ocorrerá da seguinte forma:

  • Usuário se inscreve no Desafio Conectado através do aplicativo da Plataforma ou do site. Nesse instante ele recebe acesso ao painel do Desafio Conectado.
  • No Painel, tanto no App quanto pelo site, o usuário poderá verificar os desafios disponíveis. Cada desafio corresponde a uma recompensa em pontos. O usuário, então, pode aceitar um ou mais desafios.
  • Usuário cumpre o desafio e recebe pontos.
  • Usuário também recebe pontos por atividades na Plataforma, como comparecimento nas aulas e aprovação nos cursos.
  • Usuário acumula pontos.
  • Usuário utiliza os pontos para resgatar prêmios*.

*Cada prêmio necessita de um certo número de pontos para ser resgatado. O resgate só ocorrerá se o usuário tiver pontos suficientes e se houver disponibilidade do prêmio no momento (ver seção “Sobre os prêmios”).

c) Sobre os desafios

  1. O Desafio Conectado terá diversos tipos de desafios ou provas, cada um com uma recompensa proporcional ao seu nível de dificuldade.
  2. Cada desafio poderá ser disponibilizado em versões para diversas faixas etárias (nesse caso cada usuário só poderá visualizar o desafio de sua respectiva faixa etária).
  3. O cumprimento dos desafios é opcional e eventuais custos, como o de deslocamento, por exemplo, são de total responsabilidade do participante.
  4. A depender do tipo do desafio a pontuação poderá ser concedida imediatamente ou ficar pendente até que a comissão organizadora aprove o conteúdo enviado como resposta. Nesse caso, a pontuação só será creditada, efetivamente, após a aprovação de cada conteúdo enviado. Cada situação será analisada em um prazo de até 5 dias úteis.
  5. A pontuação referente a um determinado desafio poderá ser revogada a qualquer momento pela comissão organizadora, bem como erros de contagem poderão ser corrigidos ao longo da competição, acarretando em acréscimos ou decréscimos das pontuações dos usuários.
  6. A comissão organizadora se compromete a julgar as tarefas da maneira mais isenta possível, aplicando os mesmos critérios para situações semelhantes.
  7. Só poderão ser convertidos em créditos os desafios que assim forem especificados e o usuário receberá, no máximo, os créditos indicados na especificação do desafio. No caso de não cumprimento ou cumprimento inadequado do desafio o usuário poderá receber uma pontuação parcial ou nenhuma pontuação a critério da comissão organizadora.
  8. A resposta ou submissão de conteúdo referente a um determinado desafio só poderá ser enviadas uma única vez. Não será possível revogar, editar ou submeter novamente a resposta.
  9. Os desafios podem ter prazos. Nesses casos, os prazos para submissão das respostas ou cumprimento das atividades deve ser respeitado. Caso as respostas não sejam submetidas no prazo, o desafio não creditará os respectivos pontos para o usuário.
  10. O não comparecimento aos eventos de resgate de prêmios, tiram do usuário qualquer direito de disputa, ainda que tenha sido previamente qualificado para participação no certame.

d) Sobre os prêmios

  1. Os prêmios associados ao Desafio Conectado serão anunciados até o último mês de cada ciclo (período de cada edição da competição) e serão oferecidos através da dinâmica de leilão. Dessa forma, os usuários terão um determinado período para apresentar a sua oferta de pontos por cada item que será anunciado.
  2. Os itens serão anunciados individualmente ou em grupos e cada item terá uma oferta mínima de pontos para que o lance possa ser considerado válido e seja registrado.
  3. Os lances deverão ser apresentados no prazo, respeitando o calendário divulgado em cada oportunidade.
  4. Eventualmente poderão, a critério da organização, ser oferecidos prêmios em atividades extras e competições associadas.
  5. Um usuário só poderá efetuar um lance de determinado valor se tiver a quantia integral de pontos em sua conta.
  6. O leilão poderá, a critério da comissão organizadora, ocorrer em fases. Cada certame terá sua dinâmica anunciada juntamente com os prêmios disponibilizados em cada oportunidade.

e) Sobre as Proibições e Penalidades

  1. É proibido burlar (ou tentar burlar) as regras apresentadas, a fim de obter qualquer vantagem que não seja lícita e/ou prevista neste regulamento.
  2. É proibido que um mesmo usuário participe com mais de um login da competição. Ele pode utilizar apenas o seu próprio login.
  3. É proibido utilizar dados falsos no perfil do usuário. O usuário deve manter seu cadastro atualizado, pois pode deixar de receber informações importantes sobre a competição. Divergências nos dados cadastrais podem levar à exclusão da competição.
  4. É proibido fornecer o login para outro usuário ou utilizar, mesmo que temporariamente, o login de outro usuário.
  5. É proibido delegar qualquer atividade para outro usuário.
  6. É proibido hackear (ou tentar hackear) ou obter qualquer vantagem burlando o sistema de gamificação da plataforma ou qualquer outro sistema do projeto. A pena será a exclusão da competição e suspensão do acesso à plataforma por período a ser definido pela comissão organizadora.
  7. Não será permitido o empréstimo, doação ou qualquer transferência de créditos entre usuários.
  8. As sanções a qualquer dos itens deste regulamento serão definidas, caso a caso, pela comissão organizadora.

III. Observações Gerais

  1. O sigilo do login e da senha é de exclusiva responsabilidade de cada usuário. O usuário deve gerar senhas fortes para que não sejam descobertas por outros usuários.
  2. Os pontos obtidos pelo usuário tem validade dentro do ciclo do Desafio Conectado em que foram obtidos. Ao término de cada ciclo os pontos não utilizados perderão a sua validade e serão excluídos da conta do usuário, reiniciando a fase de acumulação de pontos.
  3. Ao se inscrever na competição, o usuário aceita todos os termos deste regulamento e reconhece a comissão organizadora, formada por integrantes do projeto Plataforma Urbana Digital, como a única instância para julgamento de qualquer caso omisso ou questão que surja durante a competição. As decisões da comissão serão definitivas.